Pesquisa personalizada

segunda-feira, 30 de março de 2009

Friedrich Engels

Friedrich Engels
1820 - 1895
Filósofo alemão, nascido em Barmen, cidade renana da Prússia, hoje parte de Wuppertal, principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
Filho de um rico industrial protestante, na juventude, ainda estudante, trabalhou nos escritórios de uma empresa de exportação da família e ficou impressionado com a miséria em que viviam os trabalhadores das fábricas.
Suas observações nesse período formaram a base de uma de suas obras principais, A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra (1845).
Assim se aproximou dos Jovens Alemães, grupo de escritores liberais e revolucionários, entre os quais figurava o poeta Heinrich Heine e logo se juntou aos Jovens Hegelianos, entre os quais figuravam o teólogo e historiador Bruno Bauer e o anarquista Max Stirner, aderindo às idéias de esquerda, o que o levou a conhecer Karl Heinrich Marx, em Colônia.
Em Bremen iniciou sua brilhante carreira de jornalista, sob o pseudônimo de Friedrich Oswald, até que se transferiu para a Inglaterra (1842), onde assumiu por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai, em Manchester.
Durante uma breve permanência em Paris (1844), iniciou a amizade e a colaboração com Marx, para logo depois se estabelecer em Bruxelas.
De volta à Paris organizou a Liga Comunista (1847), oriunda de uma sociedade secreta chamada Liga dos Justos.
Em colaboração com Marx divulgou o Manifest der Kommunistischen Partei (Manifesto comunista, 1848) e escreveu Marx Die deutsche Ideologie (1848).
Após uma fracassada tentativa revolucionária (1848) em Barmen e no Platinado, foi obrigado a se exilar da Alemanha, passando sucessivamente na Itália, na Suíça e por último na Inglaterra, onde voltou às atividades nas empresas paternas, ao mesmo tempo em que escrevia numerosos artigos em jornais, que apareceram primeiro assinados por Marx e depois com o nome de seu autor e o título geral de Revolution and Counter-Revolution in Germany in 1848.
Decidiu, então, abandonar definitivamente sua atividade comercial para se dedicar integralmente à difusão da doutrina comunista em jornais e revistas e aos contatos com dirigentes socialistas nos principais países europeus (1878).
Participou da criação e organização da Associação Internacional dos Trabalhadores e, depois da morte de Marx, (1883), completou os volumes II e III de Das Kapital, O capital, que o autor não pudera concluir.
Morreu em Londres e muitos de seus trabalhos foram produzidos em colaboração com Marx, o que lhe valeria a fama injusta de ser apenas um ajudante.
Hoje se sabe, pelo contrário, que escreveu sozinho algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do que viria a ser chamado de Marxismo, como Die Lage der arbeitenden Klasse in England (1845), Der deutsche Bauernkrieg (1850), Anti-Dühring (1878), Ludwig Feuerbach und der Ausgang der klassischen deutschen Philosophie (1888) e Der Ursprung der Familie, des Privateigenthums und des Staats (1894).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Friedrich Engels
Friedrich Engels
Friedrich Engels (1820-1895), filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx.
Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais, A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, publicada em 1845. Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista(1848).
Escreve sozinho, porém, algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do Marxismo,como Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã, A evolução do socialismo, de utopia a ciência e A origem da família, da propriedade privada e do Estado.
Fonte: virtualbooks.terra.com.br
Friedrich Engels
Friedrich Engels (1820 - 1895)
Filósofo alemão.
Nasceu em Barmen, na Westfália, filho de um rico industrial. Opôs-se ao poder monárquico prussiano. Prestou serviço militar em Berlim, travando contato com a filosofia hegeliana.
Em 1844, o encontro com Karl Marx, em Paris, mudou conferiu novo direcionamento a seu pensamento.
A partir deste momento, os dois filósofos iniciaram uma colaboração e troca de idéias que duraria por toda a vida.
Engels desenvolveu várias atividades; além de dedicar-se aos escritos filosóficos, trabalhou em periódicos, trabalhou na fábrica de tecidos que seu pai possuía, em Manchester e participou intensamente da atividade política de seu tempo. Faleceu em Londres.
Algumas de suas principais obras:
Esboço de uma crítica da economia política
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra
Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã
Dialética da Natureza
Origem da família, da propriedade e do Estado
Sobre a autoridade, Contribuição ao problema da habitação
Do socialismo utópico ao socialismo científico.
Contudo, seus escritos mais significativos foram elaborados em colaboração com Marx.
Entre eles, citamos:
A ideologia alemã
A sagrada família ou crítica da crítica crítica
Anti-Duhring
Manifesto do partido comunista.
Devido à estreita colaboração entre Marx e Engels, torna-se difícil distinguir precisamente a contribuição trazida por cada um destes pensadores à doutrina que recebeu a denominação, na história da filosofia, de marxismo.
Contudo, a filosofia de Engels, segundo seus escritos solitários permitem entrever, apresenta-se mais claramente como uma modalidade de materialismo. Segundo este autor, a grande divisão sistemática do pensamento reside na dicotomia entre idealismo e materialismo.
Este radica na afirmação de que a matéria constitui o fundamento da realidade, sendo o espírito um fenômeno que dela se deriva. Engels ampliou a concepção de materialismo histórico, que compreende a história a partir das relações econômicas de produção, para a tese de um materialismo dialético, estendendo a predominância da matéria a todas as dimensões constitutivas da realidade.
O modo como as relações se processam, com base no materialismo, é a dialética. Outra característica predominante no pensamento de Engels é a divisão entre infra-estrutura e superestrutura. A primeira diz respeito às condições econômicas de determinada época ou grupo social, condições fundamentais para o desenrolar de toda história.
A segunda corresponde às idéias, convicções políticas, religiosas, econômicas, formadas, em última instância, a partir da infra-estrutura. Contudo, as relações entre os dois planos não é, no entender de Engels, unívoca e linearmente causal; trata-se de um âmbito complexo de relações, de modo que um estudo rigoroso do fenômeno histórico não pode descartar o papel desempenhado pela superestrutura, tanto quanto a análise das condições infra-estruturais que possibilitaram este fenômeno.
Fonte: members.tripod
Friedrich Engels
Economista político e revolucionário alemão, (1820-1895), co-fundador, junto com Karl Marx, do socialismo científico, conhecido como comunismo.
Em Paris, em 1844, Engels visitou Marx, quando descobriram que tinham chegado às mesmas conclusões por caminhos separados, decidiram trabalhar em conjunto. Essa colaboração se prolongou até a morte de Marx em 1883 e teve dois sentidos: por um lado, realizaram a exposição sistemática dos princípios do comunismo, conhecido mais tarde como marxismo; por outro, organizaram um movimento comunista internacional.
O Manifesto comunista (1848), tido como a exposição clássica do comunismo moderno, foi escrito por Marx, baseando-se em um esboço preparado por Engels.
Depois do fracasso das revoluções de 1848, Engels se mudou para Londres em 1870, onde teve uma considerável influência na formulação dos programas e políticas da Primeira Internacional Comunista e da Segunda. Na Inglaterra, publicou o segundo e o terceiro volumes da obra de Marx, O capital.
Entre suas obras, destacam-se:
A situação da classe operária na Inglaterra (1844)
Anti-Dühring (1878)
A origem da família, da propriedade privada e do Estado (1884).
Fonte: orbita.starmedia.com
Friedrich Engels
Friedrich Engels foi um grande companheiro de Marx, tendo escrito livros de profunda análise social. De dezembro de 1847 a janeiro de 1848, junto com Marx, escreveu o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma Engels foi um Filósofo como poucos soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim lugar de destaque na cultura Comunista.
Biografia
Friedrich Engels (1820-1895), filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx. Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais, A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, publicada em 1845. Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles sendo o Manifesto Comunista (1848). Escreve sozinho, porém, algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do Marxismo, como Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã , A evolução do socialismo, de utopia a ciência e A origem da família, da propriedade privada e do Estado .
Fonte: www.ujssantos.hpg.ig.com.br
Friedrich Engels
Friedrich Engels
Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo.
Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.
Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 à janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas.
Biografia
Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família.
Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx. Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais: A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, publicada em 1845.
Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista (1848). Escreve sozinho, porém, algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do Marxismo, como Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã, Do socialismo utópico ao científico e A origem da família, da propriedade privada e do Estado.
Nascimento 28 de Novembro de 1820
Wuppertal, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha
Falecimento 5 de Agosto de 1895
Londres, Inglaterra
Nacionalidade Alemão
Ocupação Filósofo
Escola/tradição Marxismo (co-fundador, junto com Marx)
Principais interesses Filosofia política, Política, Economia, Luta de Classes, Evolucionismo Idéias notáveis Dialética da natureza, materialismo histórico, mais-valia, ideologia, alienação Influências Marx, Hegel, Feuerbach, Rousseau, Fourier, Smith, Ricardo, Stirner, Goethe Influenciados Mao, Trotsky, Lênin, Escola de Frankfurt, Luxemburgo, Sartre, Kautsky, Guevara, Lukács e outros...
Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, deixem seus recados serão lidos e respondidos.
Obrigado,
Rones.